top of page

sobre nós

A origem

O município de Portão teve início em terras do antigo município de Porto Alegre. Em 1788 já tinha sido iniciado seu povoamento, com uma fazenda imperial, para criação de gado. Esta tinha um grande portão para impedir que o gado fugisse.

Portão já constituía o 8º Distrito de São Sebastião do Caí desde abril de 1930. Todavia, somente pelo decreto lei nº 7199, de 1938, a sede foi elevada à vila.

Com o progresso do distrito de origem alemã, foi realizada em 1963 a consulta plebiscitária para sua emancipação, o que ocorreu em 9 de outubro do mesmo ano, pelo Lei Municipal nº 4579. A área foi formada pela divisa entre os municípios de São Sebastião do Caí, Canoas, Estância Velha e São Leopoldo.

Após a emancipação, a comunidade Portonense acalentou durante anos o sonho de construir uma instituição de saúde nos moldes dos melhores hospitais daquela época. O objetivo era uma organização que trabalhasse sob os princípios sociais mas, principalmente que fosse aberta a toda à comunidade, sem distinção de credo, etnia ou situação social.

Este ideal começa a tomar forma em 24 de agosto de 1970, quando foi lançado o seu Estatuto. A finalidade da criação da Fundação é para a construção do Hospital. Hoje, 46 anos depois, a Instituição, que passou e passa pelas dificuldades inerentes a um hospital filantrópico que atende 99% de usuários do Sistema Único de Saúde, busca reencontrar a vocação para a evolução médica e assistencial e um foco profundo pela qualidade.

MISSÃO

O Hospital de Portão tem como missão, “Promover a saúde com qualidade, consolidando um modelo de atendimento humanizado e preventivo à comunidade de Portão e demais municípios, mantendo o caráter filantrópico e uma política institucional autossustentável.”.

bottom of page